quarta-feira, 6 de julho de 2016

Sobre deixar o passado no lugar dele.

       




    De 2004 a 2011 eu colecionei diários. 
   Eu escrevia tudo que acontecia em mínimos detalhes e guardava fotos, tickets, correios elegantes entre outros papeizinhos que, na época, considerei importantes.
    Eu pensava em guardar todos esses cadernos e mostrar para minhas filhas. 
   Por diversas vezes eu abri a caixa onde eles estavam guardados e pensei em joga-los fora, mas parava para ler e reler minhas diversas aventuras e acabava sem coragem de me desfazer de tantas lembranças. 
    Mas ultimamente eles começaram a ocupar um espaço que eu precisava para guardar outras coisas, além de acumular poeira, então finalmente na semana passada eu tirei todos eles da caixa para jogá-los. Li quase todos novamente e deixei no chão do quarto num cantinho. Diários não podem ser simplesmente jogados fora, tinham muitos segredos e informações pessoais, eu precisava queimá-los ou rasgá-los, mas no dia que tirei do armário não dava tempo de fazer isso. 
    Eles ficaram lá no chão durante essa semana inteira, e como meu quarto não é muito grande, mais uma vez eles ocuparam um espaço do qual eu precisava. 
    Hoje cheguei em casa cansada depois de um longo dia de trabalho mas ao entrar no quarto e ver como estava apertado não tive outra saída: fui rasgar diários. 
    Peguei uma sacola e rasguei ano por ano, folha por folha. Fui lendo alguns acontecimentos, rindo, me emocionando, me arrependendo. Mas rasguei cada pedacinho deles. Eu rasguei tantas folhas que estou com uma bolha na mão nesse exato momento que está doendo bastante. E isso me fez pensar...

    É isso que nós fazemos com antigos traumas ou acontecimentos que nos marcaram de forma não tão positiva. Ou até mesmo lembranças boas, mas que nos apegamos tanto à elas que acabamos não vivendo o presente. 
    O passado ocupa um espaço que não lhe pertence mais quando o colocamos no presente. Coisas boas, coisas melhores poderiam estar ocupando aquele lugar.
    Que as histórias aconteceram é um fato do qual não podemos nos livrar. Sendo histórias boas ou ruins elas fazem parte de quem nós já fomos, mas não podem definir quem somos ou quem seremos. 
    Guardar essas lembranças como um souvenir e venerá-las cria poeira na alma. Cria dor. E então passamos a guardar não apenas o passado mas a dor que ele trás. Ou no caso de coisas boas que aconteceram mas se foram, criamos expectativas em demasia e nos decepcionamos, independente do que venha a acontecer. 
    Eu sei que é difícil deixar o passado para trás. Essa frase soa até engraçado, mas não é engraçado. Fazer isso pode até nos machucar. Para nos livrar do passado precisamos primeiro aceitar ele. Foi bom? Foi. Mas Deus tem coisas melhores reservadas para nossa vida. Foi ruim? Foi. Mas Deus não deixaria um filho dEle viver uma infelicidade eterna. Precisamos pegar cada folha do passado que nos machuca e rasgar. Liberar espaço no nosso coração e na nossa alma para amar novamente. Amar a vida, amar as pessoas, amar à Deus. 
    Tem um futuro tão lindo a nossa espera. Na verdade, tem um presente tão lindo acontecendo agora. Não permita que coisas antigas definam quem você é. Você é mais do que tudo aquilo que já te aconteceu. Seja bom ou ruim, você pode mais!! Não quero que esse seja um texto de auto ajuda, quero que seja um texto que demonstre o que eu estou sentindo agora. 
    Rasgar folhas antigas e ganhar uma bolha no dedo me mostrou que eu preciso ter coragem para encarar a dor de deixar tudo para trás. Agora no meu quarto tem espaços que antes estavam ocupados com coisas que eu considerava importantes e que definiam quem eu era, mas que no fim da conta não eram nada.  
   E eu vou colocar essa sacola com as folhas rasgadas para reciclagem. Sabem porque? Por que todas as coisas podem ser renovadas!! As coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo! Pega sua dor e dança! Mostra pro passado que ele não te machuca mais!! Transforma ele! Não é preciso perder a memória para seguir em frente, só é preciso transformar tudo que passou em experiencia para escrever uma nova histórias a cada dia.

   Escrevi tanto só pra dizer que se o seu passado te machuca, talvez a culpa não seja do passado, mas sua, que não soube coloca-lo no lugar dele. E eu também preciso entender isso.


Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião com respeito e educação. Aceito críticas e sugestões.