domingo, 25 de junho de 2017

É preciso intervir

   Nos últimos meses todos os cidadãos brasileiros foram telespectadores da desapropriação da antiga cracolândia, localizada na região central de São Paulo. Com uma forte e expressiva ação policial no local todos os dependentes químicos foram obrigados a abandonar sua zona de conforto e procurarem novos locais para se abrigarem, que acabaram por ser ruas próximas do antigo local. 
   Muitos questionamentos foram levantados acerca de toda essa situação, pois, como dizem popularmente, descobrir um santo para cobrir outro não é algo eficaz. Tirar os dependentes de um local para que eles se alojem a 500 metros dali não é a intenção da Prefeitura e nem da policia. A intenção é erradicar o problema e solucionar essa situação. Uma das soluções apresentadas pela Prefeitura de São Paulo é a internação compulsória dos dependentes químicos.
    Partindo da premissa de que um ser humano que está inconsciente é incapaz de tomar decisões sozinho, a internação compulsória é uma das poucas alternativas que pode de fato solucionar o problema, ou pelo menos parte dele. Como a própria palavra já diz, os dependentes químicos estão dependentes daquelas substancias para terem breves momentos de prazer enquanto vivem uma vida medíocre, longe de qualquer condição de saúde e higiene. Eles não se importam mais com suas próprias vidas, seu livre arbítrio esta comprometido pois tudo se trata de conseguir mais drogas. Caso sejam questionados se querem mudar de vida, perante a atual dependência, as chances de aceitarem a internação são praticamente nulas. 
    De fato alguém precisa intervir. Claro que internações voluntarias são mais prazerosas e tem resultados mais satisfatórios, mas estamos falando de uma situação atípica e que precisa de uma solução eficaz, para o bem não apenas dos atuais dependentes químicos mas também de toda a população. 


(texto feito para enviar ao Banco de redações Uol, onde eles sugerem um tema a cada quinzena e corrigem algumas das redações recebidas. Na época do colegial minha tarefa predileta era escrever redação, então estou meio enferrujada mas quero voltar a escrever sobre assuntos diversos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião com respeito e educação. Aceito críticas e sugestões.